Prova utilizada para VERIFICAR e AFINAR a CORREÇÃO REFRATIVA obtida por meio de TÉCNICAS OBJETIVAS, controlando a ACOMODAÇÃO.
OBJETIVO:
Formular ao paciente a LENTE MAIS POSITIVA com que tenha A MELHOR A.V. com CONFORTO para a VISÃO DE LONGE MONOCULAR, para logo ser balanceada BINOCULARMENTE.
Antes de iniciarmos os conceitos do SUBJETIVO, é necessário conhecer os diferentes TIPOS DE DIAL ASTIGMÁTICO que podem existir.
No DIAL DE SNELLEN, quando o paciente REPORTA VER UMA DAS LINHAS MAIS NÍTIDAS, O EIXO DO ASTIGMATISMO será sempre ao CONTRÁRIO DE 90°.
Por exemplo, se o paciente REPORTA VER A LINHA DE 15° MAIS NÍTIDA, o eixo do astigmatismo será a 105°.
Vale lembrar que o defeito encontra-se a 15°, porém só será corrigido se colocarmos o eixo a 105°.
O leque astigmático deve seguir sempre a mesma orientação horária conforme o desenho.
DIAL OU LEQUE ASTIGMÁTICO - O leque astigmático deve seguir sempre a mesma orientação horária conforme o desenho.
Porém há que tomar cuidado porque existem alguns optótipos que possuem o leque astigmático já com a anotação própria do eixo do astigmatismo.
DIAL OU LEQUE ASTIGMÁTICO HORÁRIO
Determinar a direção destas linhas e fazer uma comparação com as horas do relógio. Multiplicar a menor hora de tal direção por 30º, com o que se obtém o eixo do cilindro negativo do astigmatismo.
Exemplo:
Se o paciente nos reporta que vê mais nítida a linha número 2, realizaremos o cálculo do eixo do astigmatismo da seguinte forma:
2:00 x 30º = 60º sendo este o eixo do cilindro negativo do astigmatismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário