sábado, 11 de janeiro de 2020

Brinquedos que podem prejudicar a visão das crianças


Durante as férias, aumentam as brincadeiras das crianças, por isso devemos ficar atentos aos brinquedos. É preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher, de modo que não ofereçam riscos para a sua saúde ocular dos pequenos. 

Os mais perigosos para os olhos, são os que contêm laser e os que lançam projéteis. 

Os óculos de brinquedos também são prejudiciais, pois não costumam ter proteção UVA e UVB.


Na maioria das vezes, os brinquedos muito coloridos que custam menos, são pintados com tinta de má qualidade, principalmente os mais brilhantes, que geralmente contém solvente na tinta e podem causar irritação nos olhos.


Armas ou pistolas de brinquedos, que liberam água, tinta ou gel também podem causar traumas oculares que afetando a córnea e facilitando o aparecimento de patologias como catarata traumática ou deslocamento de retina.

Bicicletas, skates ou triciclos, também podem facilitar a entrada de poeiras ou partículas maiores nos olhos, por isso é indicado o uso de capacete, cotoveleira, joelheira e óculos de proteção, para a segurança.



Espadas ou flechas são brinquedos geralmente são pontiagudos e podem causar perfurações. Deve-se optar por material sem ponta e de plástico ou menos rígido.

Tablets, celulares e videogames: Permanecer por muito tempo na frente de uma tela, seja de tablet, celular ou computador pode causar uma miopia. Para evitar o esforço visual, o ideal é evitar o uso de eletrônicos para crianças, ou pelo menos deixar utilizar por um intervalo de uma hora por dia.

Canetas ou chaveiros com laser: Estudos mostram que mais da metade dos objetos com luz à laser estão fora dos parâmetros de segurança e isto pode causar edemas na córnea e lesão permanente de retina.

Para comprar brinquedos de forma segura, é preciso usar o bom senso e optar por produtos originais, com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ele vem em forma de "N" na embalagem do produto seguido de um número de registro.

As versões de brinquedo dos arcos e flechas, podem até ser consideradas como inofensivas, mas mesmo os que têm projéteis feitos de plástico, podem causar sérios danos aos olhos de uma criança, se usados muito próximos do rosto. 

Com tantas outras opções de brinquedos, recomendamos que os pais escolham alternativas mais seguras, afinal, ninguém vai querer ter que ir até a emergência durante as férias, especialmente devido a uma lesão causada durante uma brincadeira.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

2020




FELIZ 2020, que seja o início de uma caminhada perfeita.


20/20 para nós, profissionais da visão, significa a perfeição.
A pessoa tem uma visão perfeita de 20/20, isso significa que ela consegue ler a vinte pés ou seis metros uma letra que tem o tamanho do ângulo de um minuto.

20/20 significa a visão perfeita, estamos iniciando 2020, o início de um caminho que pode ser perfeito, é apenas o primeiro passo para grandes próximos anos e décadas, para grandes realizações.


HÁBITOS E CUIDADOS IMPORTANTES PARA A SAÚDE DOS OLHOS


Pare de fumar ou nunca comece: O cigarro compromete a circulação sanguínea da retina e do corpo inteiro, diminui a quantidade de antioxidantes presentes no sangue e afeta a visão em qualquer fase da vida.


Conheça o seu histórico familiar de saúde: Várias doenças oculares são hereditárias.


Tenha uma alimentação mais saudável possível: Abandone os maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, sal, açúcar e inclua refeições saudáveis no seu cardápio.

Controle o seu peso:  O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver várias doenças entre elas, diabetes, que pode levar à perda da visão.



Ajuste a luminosidade dos eletrônicos: É importante ajustar a luminosidade emitida pelo computador e outros aparelhos eletrônicos, além disso use lentes com tecnologia para filtrar a luz azul.

Lave sempre as mãos: Elas são responsáveis pela propagação de grande parte das doenças como por exemplo, a conjuntivite.

Cuide bem das suas lentes de contato: É preciso garantir um mínimo de cuidado nas lentes de contato.



Dê um tempo para seus olhos: Utilize a regra 20/20: A cada vinte minutos, pare de interagir com a tela do computador/notebook/leitor/celular e olhe durante 20 segundos para algo que esteja longe.

Use óculos de proteção sempre que necessário, seja no esporte e/ou no trabalho: Assim como cada prática esportiva tem seus equipamentos de proteção, também os olhos merecem ser protegidos durante o esporte ou trabalho.


Faça seu exame de vista anualmente: Seus olhos merecem cuidados.


domingo, 5 de janeiro de 2020

Avaliação visual em crianças



Exames específicos que permitem a avaliação visual de bebês e crianças.


Atualmente existem exames específicos que permitem a avaliação visual de bebês e crianças que ainda não falam ou até mesmo com déficit motores.



1. NISTAGMO OPTOCINÉTICO = o nistagmo é provocado pela movimentação de objetos no campo visual. A observação pode ser direta, filmada ou registrada através de eletrorretinografia.



2. OLHAR PREFERENCIAL = são mostradas pranchas com padrões listrados (preto e branco) e homogêneos (cinza). O observador registra o olhar preferencial da criança, utilizando listrados de largura decrescente padronizados, para se avaliar acuidade visual da criança.




AVALIAÇÃO VISUAL



O exame rotineiro da visão, respeitando a sua maturação deve incluir:



1) REFLEXO FOTOMOTOR E PISCAR = o reflexo fotomotor é pesquisado com uma lanterna direcionada para um dos olhos, enquanto a criança fixa algum objeto distante. Não avalia a visão, mas a integridade das vias aferentes e eferentes. O reflexo de piscar é obtido com luz forte dirigida para os olhos provocando o piscar.



2) FIXAÇÃO E SEGUIMENTO DE OBJETOS = o local não deve ter iluminação excessiva nem dirigida para a cabeça da criança. A luz deve incidir sobre o objeto ou o rosto do examinador. Em bebês usamos objetos de alto contraste com padrões quadriculados (xadrez) ou círculos concêntricos (alvo), para avaliar sua capacidade de fixação e acompanhamento de objetos, segundo sua idade.



3) TESTE DE COBERTURA ALTERNADA = com um oclusor colocado a distância de 10 a 15 cm , impedimos a visão de um dos olhos. A criança que tiver uma baixa visão unilateral, quando for ocluído o olho de melhor visão, reagirá tentando mover a cabeça ou afastar o oclusor. Este teste também pode ser utilizado para diagnóstico de desvios oculares quando associado ao seguimento dos movimentos de uma lanterna, revelando uma ortoforia ao se descobrir o olho ocluído.



4) TESTE DE HIRSCHBERG = incidindo-se um foco luminoso a 30cm da raiz nasal, de forma a iluminar ambos os olhos, observa-se o reflexo da luz que deve incidir no centro de ambas as pupilas. É usado para avaliação dos desvios do eixo visual.



5) ALTERAÇÃO CORNEANA = evidencia-se o reflexo luminoso na superfície corneana de uma lanterna a 10 cm de distância . Na presença de edema, por exemplo no glaucoma, o reflexo perde seu brilho e a córnea a sua limpidez. O diâmetro normal da córnea ao nascer é de 9,5-10 mm e com um arco de 11,5 mm. A presença de diâmetros maior ou limítrofe deve ser suspeita.








A seqüência desses exames é completada pela fundoscopia direta e indireta.

Teste do olhinho em recém nascidos - Fundamental para prevenir problemas visuais

Teste do olhinho é fundamental para prevenir os diversos problemas visuais em recém nascidos.


Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo ao nascimento do bebê, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar sequelas mais graves.



O teste do olhinho (ou reflexo de bruckner) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês, durante a primeira semana de vida, que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.



O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.



Prematuros - Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina. "Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sanguíneos imaturos no globo ocular.



O teste do olhinho deve ser realizado por um Optometrista - Profissional responsável pelo atendimento primário da visão, se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o profissional médico competente" explica Danilo R. Tigre, Optometrista.



Não deixe para depois - Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho.



Consulte regularmente seu Optometrista. 

Optometria - Visão ao alcance de todos.