sábado, 11 de janeiro de 2020

Brinquedos que podem prejudicar a visão das crianças


Durante as férias, aumentam as brincadeiras das crianças, por isso devemos ficar atentos aos brinquedos. É preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher, de modo que não ofereçam riscos para a sua saúde ocular dos pequenos. 

Os mais perigosos para os olhos, são os que contêm laser e os que lançam projéteis. 

Os óculos de brinquedos também são prejudiciais, pois não costumam ter proteção UVA e UVB.


Na maioria das vezes, os brinquedos muito coloridos que custam menos, são pintados com tinta de má qualidade, principalmente os mais brilhantes, que geralmente contém solvente na tinta e podem causar irritação nos olhos.


Armas ou pistolas de brinquedos, que liberam água, tinta ou gel também podem causar traumas oculares que afetando a córnea e facilitando o aparecimento de patologias como catarata traumática ou deslocamento de retina.

Bicicletas, skates ou triciclos, também podem facilitar a entrada de poeiras ou partículas maiores nos olhos, por isso é indicado o uso de capacete, cotoveleira, joelheira e óculos de proteção, para a segurança.



Espadas ou flechas são brinquedos geralmente são pontiagudos e podem causar perfurações. Deve-se optar por material sem ponta e de plástico ou menos rígido.

Tablets, celulares e videogames: Permanecer por muito tempo na frente de uma tela, seja de tablet, celular ou computador pode causar uma miopia. Para evitar o esforço visual, o ideal é evitar o uso de eletrônicos para crianças, ou pelo menos deixar utilizar por um intervalo de uma hora por dia.

Canetas ou chaveiros com laser: Estudos mostram que mais da metade dos objetos com luz à laser estão fora dos parâmetros de segurança e isto pode causar edemas na córnea e lesão permanente de retina.

Para comprar brinquedos de forma segura, é preciso usar o bom senso e optar por produtos originais, com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ele vem em forma de "N" na embalagem do produto seguido de um número de registro.

As versões de brinquedo dos arcos e flechas, podem até ser consideradas como inofensivas, mas mesmo os que têm projéteis feitos de plástico, podem causar sérios danos aos olhos de uma criança, se usados muito próximos do rosto. 

Com tantas outras opções de brinquedos, recomendamos que os pais escolham alternativas mais seguras, afinal, ninguém vai querer ter que ir até a emergência durante as férias, especialmente devido a uma lesão causada durante uma brincadeira.

2 comentários: