quarta-feira, 21 de abril de 2021

Profissão - Optometria



O exercício da Optometria é sublime.



A satisfação de exercer esta profissão centenária vai muito além dos ganhos financeiros.






Ver a felicidade dos pacientes que voltam a contemplar as belezas infinitas deste universo é indescritível e impagável. Nós permitimos que pessoas vivam de forma mais digna, que pessoas, outrora à margem, sejam inseridas na sociedade, que crianças com histórico de repetência alarmante e vergonhoso, tenham um rendimento escolar satisfatório e um futuro promissor.



Somos escolhidos pelo Criador para uma missão bárbara. Exercemos nosso ofício com dignidade e dedicação. Levamos nosso atendimento e carinho aos mais distantes lugares, atendendo pessoas que jamais teriam acesso a uma simples avaliação visual.





Acontecem vários fatos, que tentam impedir a implantação definitiva da Optometria no Brasil, mas resistimos a todas essas tentativas bravamente, aprendendo com elas, ou como diz um ditado de autor desconhecido: “O que não nos mata, nos fortalece”.
Ocorrem investida dos Órgãos Públicos desinformados, propagandas mentirosas veiculada pelos meios de comunicação, mas mesmo assim, continuamos firmes em nossos propósitos, não nos desviando de nossa meta.

Há um grande esforço que fazemos para divulgar os incontestáveis benefícios da Optometria para a sociedade, principalmente aos mais carentes.



Atualmente há um amadurecimento das Entidades (principalmente CBOO e CROOs) que congregam os Ópticos e Optometristas brasileiros.

Muitos Optometristas, estão dedicando todos os dias da sua vida, em prol de um sonho, esses são considerados líderes.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

A optometria no Brasil e no mundo


A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.clique aqui

É uma ciência da área da saúde com base na física, é responsável pelo cuidado primário da visão., auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica. 

Medicina é saúde. Saúde não é exclusividade da medicina. 

A Optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecia em mais de 130 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Brasil entre tantos outros. 
Países que adotaram a Optometria (mais de 150) perceberam-se uma melhor distribuição desses profissionais em regiões de difícil acesso. 

Nos EUA, foi detectado por ópticos-optometristas e encaminhado para oftalmologistas, o maior número de portadores de patologias do globo ocular, como o “glaucoma”, evitando em tempo a cegueira pela facilidade de acesso ao óptico-optometrista. Em todos estes países o profissional possui qualificação específica e trabalha em harmonia com todos os outros profissionais sanitaristas e médicos. 

Profissional Optometrista - Habilitado pelo MEC, regulamentada pela Classificação Brasileira de Ocupações, pertence à família nº 3223-05 do Ministério do Trabalho e Emprego. 



sábado, 17 de abril de 2021

O uso de óculos, pode ser uma proteção contra Covid19?

O coronavírus pode atingir o organismo através dos olhos, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra perto dos olhos de alguém, ou se a pessoa toca em um objeto infectado antes de tocar nos olhos. 

De acordo com um novo estudo da província de Hubei, na China, o uso de óculos pode diminuir as chances de contaminação com o coronavírus, mas isso não significa que todos devem usar proteção ocular para prevenir COVID-19, pois não há informações suficientes para recomendar que as pessoas comecem a usar proteção para os olhos além do uso das máscaras.

O Dr. Steinemann afirmou que foi um estudo fascinante, mas realizado com uma pequena parte da população, então seria necessário um estudo muito maior antes de tirar qualquer conclusão sobre o uso de óculos realmente significar que as pessoas tocarão os olhos com menos frequência e portanto, se as taxas de infecção irão diminuir.

O estudo surgiu de uma observação curiosa feita por pesquisadores na China. Eles notaram que muito poucos de seus pacientes doentes usavam óculos, o que era notável, pois a miopia é comum na China. Eles examinaram registros hospitalares de pacientes com Covid-19 para saber mais. De 276 pacientes internados no hospital em um período de 47 dias, apenas 16 pacientes (5,8%) tinham miopia, que os obrigava a usar óculos por mais de oito horas por dia.

O Dr. Steinemann diz que pode ser que os óculos sirvam como um lembrete para evitar tocar nos olhos, ou que funcionem como uma barreira parcial, protegendo os olhos dos respingos de uma tosse ou espirro, além de vários outros fatores que podem ter favorecido o número menor de contaminados usuários de óculos.


O uso de óculos, pode ser uma proteção contra Covid19?meu ip

Diante dos estudos realizados, é muito cedo para afirmar que todos deveriam usar os óculos como uma proteção para os olhos. Óculos e protetores faciais oferecem proteção, sem dúvida, mas o uso da máscara, a lavagem correta e frequente das mãos e a prática do distanciamento social, devem ser adotados como a melhor forma de prevenção. Se os óculos protegem e servem como barreira, então o mais indicado é utilizar, quanto mais proteção, melhor.


quarta-feira, 14 de abril de 2021

Acuidade Visual

A acuidade visual (AV) define-se como a capacidade de identificar objetos pequenos (letras, números ou figuras), de acordo com uma escala de tamanhos diferentes dispostos a uma determinada distância e com iluminação constante e regular. Estas letras, números ou figuras, dispostos em um quadro, se chamam Optotipos.

O teste de acuidade visual é usado para analisar o quanto alguém consegue distinguir o contorno, as cores e a forma dos objetos, letras, números ou figuras. Além disso, ele também indica como está a visão espacial do paciente.
Nesse procedimento, o paciente se senta em frente ao quadro a uma distância de aproximadamente de 20 pés, ou 6 metros, e cada um dos seus olhos será avaliado quanto à capacidade de visão.

A condição de acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que o indivíduo consegue enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés — cerca de 6 metros.


AV divide-se em:

  • Acuidade visual central: esta é tomada para longe e perto e avalia a área macular da retina. 
  • Acuidade visual periférica: corresponde à periferia da retina e é avaliada através dos exames de campo visual.


Em 1862, Snellen propôs o emprego da letra E nos testes de mensuração subjetiva da AV e suas tabelas foram difundidas na I Guerra Mundial como medida da acuidade visual.

Para produzir-se uma imagem do tamanho mínimo, o objeto deve ter um ângulo visual mínimo de um minuto (1’). Cada detalhe (pedaço) da letra de Snellen tem um ângulo visual de 1’. A letra completa tem um ângulo visual de 5 minutos (5’) a uma distância estabelecida, que geralmente é de 6 metros.

Para medir a AV se mostram os Optotipos em tabelas ou projetores.




A pessoa deve dizer qual é a menor letra que enxerga.

Quando existem ametropias, a AV encontra-se geralmente diminuída e esta é a causa mais frequente de consultas.

A distância deve estar de acordo com a escala de AV do Optotipo utilizado. Geralmente a distância para visão de longe é de 6 metros e a distância para visão próxima é de 33cm a 40cm.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Defeitos refrativos e seus principais sintomas

Os defeitos refrativos estão entre os problemas visuais mais frequentes, são alterações nos quais há uma focagem inadequada das imagens na retina.
Na grande maioria das vezes, são facilmente corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contato. Em alguns casos, a cirurgia poderá ser uma opção.

Os principais defeitos refrativos são:

  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo
  • Presbiopia.


Os sintomas produzidos pelo estado refrativo, variam de acordo com a dioptria, problemas associados e a personalidade do paciente.
Um breve resumo sobre as definições e os sintomas de cada um desses defeitos refrativos.



MIOPIA

É um erro refrativo, o qual faz com que a imagem, que deveria ser formada na retina, seja formada antes da retina, causando uma dificuldade para enxergar de longe.
A prescrição optométrica de pessoas que apresentam miopia, é marcado com um sinal negativo.

Um dos principais sintomas da miopia, é não enxergar com nitidez objetos que estão longe. Mas também existem outros sintomas, como por exemplo, os que estão listados abaixo:

Blefaroconjuntivite crônica
Acuidade visual ruim para longe, além de outros.



HIPERMETROPIA

Pessoas com hipermetropia tem a imagem formada após a retina, o que faz com que a visão de perto seja desfocada e haja dificuldade em realizar atividades como: ler, usar o celular, trabalhar no computador, realizar trabalhos manuais e outras. 
A Hipermetropia é exatamente o contrário da Miopia.
Na prescrição optométrica, a dioptria de pessoas com hipermetropia é marcado com um sinal positivo.

Os principais sintomas, para quem apresenta hipermetropia são:

Astenopia
Blefaroconjuntivite crônica
Fadiga visual
Cefaléia frontal interciliar
Fotofobia
Epífora
Prurido
Visão embaçada em visão de perto e de longe



ASTIGMATISMO

O astigmatismo é um problema visual muito comum, causando dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe. 
Está relacionada à curvatura irregular da córnea dos olhos. 
Pode ser corrigido tanto com óculos quanto com lentes de contato rígidas. Diferente da miopia e hipermetropia, o astigmatismo permite a formação do foco da imagem em diferentes pontos, quando na verdade, deveria ser formado apenas em um ponto na retina.


Os principais sintomas do astigmatismo são:

Astenopia
Visão ruim para longe e perto
Blefaroconjuntivite crônica
Cefaléia
Embaçamentos transitórios
Irritabilidade
Enjôos
Hordéolos reincidentes
Posições compensatórias de cabeça
Vertigens
Salto de letras e salto de linhas durante a leitura
Fotofobia



PRESBIOPIA

Decorrente da idade, é popularmente conhecida como “vista cansada”, pode ser percebida normalmente a partir dos 40 anos, através da dificuldade de enxergar objetos próximos. 
Essa necessidade de correção aparece de forma natural, pelo fato do cristalino, com o passar dos anos, não funcionar com sua total perfeição, necessitando do uso de óculos.


Os principais sintomas são:

Cefaléias que aumentam com o trabalho em visão próxima
Fadiga ocular (lacrimejamento)
Perda gradual da visão próxima que melhora afastando os objetos.